Novos tempos e novos olhares. A nossa casa ganhou mais importância na nossa rotina de viver. Moramos a trabalhamos nela (trabalhamos nos nossos ofícios e trabalhamos na manutenção). E nesse momento, como o olhar mais afetuoso em relação aos nossos ambientes, pode ser que novas necessidades surjam e que mudanças sejam bem-vindas.
Por isso, separamos algumas dicas valiosas para que você mude a cara dos seus ambientes sem quebra-quebra e investindo o que você pode.
- Aposte nas plantas: as plantas são seres vivos muito bem-vindos quando o assunto é dar alma ao ambiente. Resplandescentes e cheias de energia, estas companhias dão novo ar para seu espaço, desde as pequenas às que pedem espaço. Podem estar no chão, numa prateleira e até penduradas.
- Renove os móveis e os equipamentos antigos com envelopamento: esse é um dos segredos mais simples e com resultado mais impressionante. Contratar empresas especializadas em envelopamento (adesivagem) é uma ótima dica quando seus móveis e eletrodomésticos estão velhinhos. Cores, texturas e até efeito lousa são possíveis para transformar estes itens – mas claro, isso tudo depois que o Covid-19 passar <3
- Pendure quadros: pendurar quadros sempre é uma escolha acertada. Quadros de diferentes tamanhos, estilos e cores fazem o espaço ganhar personalidade. A dica aqui é medir o espaço onde serão pendurados (largura X altura), montá-los primeiro no chão e depois transferir as medidas para parede.
- Cole revestimentos 3D: tijolos, formas geométricas, texturas. São muitas opções quando o assunto é revestimento 3D. Podem ser colados em paredes e forros, além de poder receber pintura sobre eles. Esse está no nível “faça você mesmo” se você é daqueles que tem paciência e curtem a mão-na-massa!
- Abuse do papel de parede: papel de parede é sempre sucesso garantido. Rápido e prático eles mudam espaço num piscar de olhos.
- Pinte seus azulejos: se seus azulejos ou porcelanatos de parede e piso estão com cara de velhinhos mas ainda estão bem colados (não estão ocos) uma dica muito legal e em conta é pintá-los com tinta epoxi. Desde uma cara retrô até uma pegada super contemporânea, esta opção precisa ficar no seu radar.
- Invista em tapetes: tapetes grandes, pequenos, sobrepostos. A composição fica por sua conta, só não deixe de tê-los. Na dúvida de qual? Qual tamanho? Meça seu ambiente e siga algumas orientações, conforme a imagem abaixo.
- Capas de almofadas novas e mantas para sofá : renovar um pouco dos estofados é uma boa ideia quando o assunto é gastar pouco. Manta sobre o sofá e novas capas de almofada dão nova alma ao ambiente.
- Organize sua bagunça: nenhuma destas ideias funciona se você tem um ambiente bagunçado ou cheio de informações. Reveja seus objetos, teste qual fica melhor com qual e doe o que você não quer mais. O importante é ser harmonioso, respeitar os que são objetos cheios de afeto.
- Boiseries nas paredes: boiserie são aqueles detalhes super clássicos que, dependendo de como você instala ficam com ar super moderninho. Para isso basta você escolher qual moldura gosta, colar sobre as paredes e pintá-las. Atenção: esta é uma transformação recomendada com o auxílio de profissionais – mas claro, isso tudo depois que o Covid-19 passar <3
Que tal estas ideias?